terça-feira, março 18, 2008

Sobre a morte...

Outro dia estava conversando com uma amiga sobre o dito assunto. Fiquei impressionada ( o que não devia) com a veemência que ela falava que aquilo não entrava na cabeça dela e ela não conseguia aceitar de jeito nenhum!!!
Tá certo, é um assunto delicado, mas não deveria ser...é um assunto chato, mas deveria ser...Penso que deveria ser como falar de sexo, gravidez, etc.. Afinal, é um assunto que faz parte da nossa vida diariamente, e como dizem por ai, "é a única certeza que temos."
Veja bem, não estou dizendo aqui que não ficaríamos abalados por perder um ente querido, mas o pior é que a gente morre diariamente e não sentimos falta de nós mesmos...morremos quando desistimos de algo, morremos quando o dia acaba e não conseguimos completar aquilo que queríamos...e por aí vai!!!
Nota: Não estou falando de vida após a morte nem nada disso. E tão pouco porque acredito nisso que penso dessa forma. Acho realmente que deveria ser um assunto a ser lidado desde de criança, pois afinal eles convivem com isso com mais frequencia e derepente não sabem nem como questionar...ou não vêem necessidade de tal...Tipo, o peixe morreu, o avô, ou um parente do coleguinha...etc...Isso é um fato que nos rodeia...Acredito que realmente tenhamos vindo com nosso passaporte carimbado, sem chance de acontecer como na Espanha, sermos deportados...Chegou a hora, pronto!! Fim...acabou!!! infelizmente é assim...Ninguém será Highlander!!!Temos que encarar a existencia desse fato, quer queira ou não.
Às vezes me acho meio fria em relação a esses assuntos, mas como disse lá em cima..sentir falta, saudade é normal...o que estou dizendo é na questão aceitação. Quando isso ocorre, é mais fácil até vc olhar para a pessoa ali, deitada, e rezar para que ela descanse em paz.


De tudo ficam três coisas:
A certeza de que estamos sempre começando...
A certeza de que precisamos continuar...
A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...
Portanto, devemos:
Fazer da interrupção um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro...
Fernando Pessoa

Nenhum comentário: