terça-feira, setembro 14, 2010

Ouvir a voz do vale

Tem pouco tempo que acabei de ler um livro que peguei emprestado para dar uma equilibrada na mente: Para uma Pessoa Bonita - Contos de uma Mestra Zen. Ele é lindo!! Realmente ajudou!!

Lembrei dessa passagem dele entre várias outras e vou dividi-las com vcs antes de devolver ao dono. =)

Ouvir a voz do vale.

" A água do rio flui sem cessar. Flui rápida, não pára um só instante e se vai. Seu murmúrio evoca em mim o eco do tempo.(...) sempre correndo, sempre fluindo.
Apenas nós, seres humanos acreditamos erroneamente que tudo é imutável. Esforçamo-nos para não sermos levados pela correnteza, e lamentamos por tudo que se vai. No entanto, mesmo sofrendo e desdobrando-nos para evitar, caindo sete vezes e levantando oito, não há como parar de fluir, que envolve também nossa dor e nossa luta. Ao invés disso, é melhor ver as coisas como são e nos juntarmos a essa correnteza com suavidade.Apenas assim poderemos encontrar prazer na fugacidade das coisas , uma vez que é justamente essa fugacidade que tece as mais diversas figuras na tapeçaria da vida. (...) O que acontece com nossos ouvidos também acontece com nossos olhos. Quando o olhar da mente é límpido, vemos tudo como realmente é, de modo natural. Mas assim que os olhos se distraem com objetos externos, não vemos mais. Perdemos a capacidade de ver corretamente. (....)
(...) nenhuma gota de água passa 2x sobre a mesma pedra. Não é nunca a mesma gota que forma o leito do rio ou o murmurío da correnteza. (....)Uma vez que tenha passado, a água não corre nunca mais no mesmo ponto do rio. A vida humana não é diferente. Acreditar que ontem é igual a hoje é resultado da nossa ignorância e insensibilidade.São nossas mentes e nossos olhos diludidos que vêem o passado igual ao presente.Os olhos iluminados vêem claramente a imagem em eterno movimento e reconhecem que um instante é diferente de qualquer outro." Para uma Pessoa Bonita - Contos de uma Mestra Zen

Nos prendemos tanto ao passado que esquecemos de olhar à nossa volta e ver o que está acontecendo agora! Por que ficamos presos a isso?? Eu não sou a mesma de 1 hora atrás, qm dirá de 1 ano atrás. Olhando agora os posts antigos reparei isso...As vezes bate aquela nostalgia gostosa, mas alguns ainda sentem as emoções como se tivesses vivendo-a agora! Será sadio??
Afinal, a vida é o que acontece agora!

"O passado é lição para refletir, não para repetir." (Mário de Andrade)

"A lembrança do passado nos arruína a metade do presente; a outra metade é arruinada pela preocupação com o futuro." (Charles Augustin Sainte-Beuve)

"Atiramos o passado ao abismo - mas não nos inclinamos para ver se está bem morto." (William Shakespeare)

Filminhos da semana:

:: Crepusculo
:: Lua Nova
:: Eclipse
:: Plano B
:: Três Formas de Amar
:: Ilha do Medo
:: Uma Prova de Amor

Nenhum comentário: